Os laboratórios de Informática e Prototipação 3D devem ser instalados no Santa Maria Tecnoparque até o final deste mês. Os equipamentos já foram adquiridos e os laboratórios serão utilizados para informática de treinamento e prototipação em tecnologia 3D e formação de modelagem e animação.
O terceiro laboratório é aguardado para o segundo semestre deste ano, quando deve ser liberada a segunda parte do recurso de R$1,2 milhões por parte do governo do Estado. Esse laboratório será utilizado para simulação militar, modelo e também para simulação dos Centros de Formação de Condutores.
O tecnoparque conta com duas empresas operando desde maio deste ano. Outras cinco empresas estão se instalando no local. Uma delas é a KMW empresa alemã de blindados. Esta já realiza, inclusive, reuniões operacionais no parque e deve estar com sede pronta, também até o final deste mês.
No total, o tecnoparque tem 4.500 metros construídos e cerca de 60 salas disponíveis, além de espaços para restaurante, lancheria, auditório e área de convivência. O local tem sido visitado semanalmente por diversas empresas locais, nacionais e até mesmo de fora do país. Nesta terça-feira, a empresa de defesa aeroespacial SAAB da Suécia, deve vir a Santa Maria conhecer o parque.