Um homem de 44 anos foi preso preventivamente na manhã desta sexta-feira (18), suspeito de estuprar uma jovem de 18 anos, no bairro Campo Novo, em Porto Alegre. O criminoso foi identificado a partir de um cruzamento de dados no banco de perfis genéticos do Instituto-Geral de Perícias (IGP)
Conforme a Polícia Civil, na época do crime, o homem cumpria pena na Penitenciária Estadual de Montenegro, no Vale do Caí. Ele recebeu uma autorização para saída temporária entre os dias 14 e 17 de junho, e o crime foi cometido no dia 16. A polícia não soube informar por qual motivo o homem recebeu o benefício.
A delegada Fernanda Campos afirma que imagens foram analisadas, mas o suspeito não havia sido reconhecido até então. A vítima também não conseguiu colaborar com a identificação, pois ele usava máscara e a ameaçava com uma arma de fogo.
Um material genético encontrado em uma peça de roupa da vítima foi levado ao IGP, que conseguiu extrair o DNA do suspeito. Após cruzamento da amostra com um banco de dados genéticos, o criminoso foi identificado.
O homem possui antecedentes por ameaça, lesão corporal, homicídio qualificado tentado, incêndio, furto, furto qualificado, dano, latrocínio tentado, resistência, estupro e violação de direito autoral.