PMs do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) de Porto Alegre prenderam na quarta-feira (11), na Avenida da Azenha, um homem suspeito de roubar um celular. A captura foi realizada cerca de 15 minutos após a Brigada Militar receber denúncia a partir de um grupo no WhatsApp que serve para contato entre o batalhão e moradores e comerciantes locais.
Assim que a mensagem foi enviada, o policial do plantão entrou em contato via rádio com guarnições que estavam próximas. Policiais que faziam patrulha em bicicletas localizaram o suspeito, que tem longa ficha criminal, e apreenderam com ele um celular. O dono do aparelho foi identificado, mas até a noite de quarta não foi localizado.
De acordo com a Brigada Militar, o preso, de 38 anos, tem passagens na polícia por lesão corporal, furto, assaltos a residências, comércios e transporte público, tráfico de drogas e ameaça.
O 9º Batalhão tem grupos no aplicativo de conversas para todos os bairros que atende, para facilitar a comunicação com moradores e comerciantes locais. Segundo o comandante do batalhão, o tenente-coronel Fábio da Silva Schmitt, "estes grupos têm influenciado diretamente no tempo de resposta das ocorrências".
— Assim a população se sente próxima da Brigada. As pessoas informam as dificuldades ou as coisas que estão acontecendo na região em que moram — destaca.
É importante lembrar que esta plataforma não substitui os canais oficiais da instituição. Mesmo comunicando a Brigada pelo WhatsApp, a denúncia deve ser formalizada pelo telefone 190.
Para participar
Para participar dos grupos, o cidadão que mora em alguns dos bairros em que esse batalhão atua pode entrar em contato pelo número (51) 98557-1307 e fazer um cadastro informando nome, identidade e endereço.
O 9º Batalhão é responsável pelos seguintes bairros:
- Centro Histórico
- Cidade Baixa
- Praia de Belas
- Azenha
- Independência
- Moinhos de Vento
- Bom Fim
- Rio Branco
- Farroupilha
- Santa Cecília
- Santana (norte)
- Floresta
- São Geraldo
- Marcílio Dias
- Arquipélago
- Ilha da Pintada
- Ilha das Flores
- Ilha Grande dos Marinheiros e
- Ilha do Pavão.
Produção: Camila Mendes.