A Polícia Civil investiga o ataque que deixou três pessoas mortas no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, na noite de quinta-feira (3). Um grupo armado efetuou disparos contra um bar e deixou as três vítimas, além de uma pessoa ferida. A polícia apura se o atentado estaria ligado à disputa entre facções na região ou se ocorreu de forma aleatória.
As vítimas foram identificadas como Diego da Silva Ferreira, 24 anos, Marco Antônio Peres da Silva, 31, e André Miguel Santos da Silva, 40. Um quarto homem, de 61 anos, foi baleado na canela e sobreviveu.
O ataque ocorreu por volta das 21h, em um bar na Rua Luís Sebastião da Luz, no bairro Sarandi. Três atiradores chegaram em um carro, desceram do veículo e efetuaram os disparos, fugindo na sequência.
Segundo a investigação, 50 tiros foram disparados, de dois calibres diferentes.
Conforme o delegado Luis Antônio Firmino, o bar atacado fica em frente a um condomínio, na região onde foi realocada parte dos moradores da antiga Vila Nazaré, comunidade remanejada para dar espaço à ampliação do aeroporto Salgado Filho.
Segundo Firmino, criminosos à frente do tráfico na Vila Nazaré, que agora estão na região onde ocorreu o atentado, não possuem vínculo com uma facção específica.
Em região próxima, na Vila São Borja, atua uma facção rival, formada por uma coalizão de quadrilhas da Capital, com origem na Vila Cruzeiro. Nesse local, há cerca de um mês, um ataque deixou um morto e um ferido — as vítimas não tinham qualquer relação com o tráfico.
Nesse sentido, a polícia investiga se o ataque seria um revide ou uma disputa de poder entre os dois grupos.
— Temos algumas hipóteses. Pode ser uma retaliação por algum outro fato, como este do mês passado, entre dois grupos rivais. Também pode ser uma disputa pela região, de poder entre eles. É possível ainda que seja um ataque aleatório, porque apesar de algumas das vítimas terem envolvimento com tráfico, não são lideranças de grupos criminosos ou algo do tipo. Essa é uma região que estava calma nos últimos tempos, sem registrar confrontos. Estamos investigando esse fato — explica o delegado.
Conforme a investigação, uma das vítimas, André Miguel Santos da Silva, havia saído da prisão há cerca de dois meses. O homem que ficou ferido estaria no local esperando um lanche, segundo informações da polícia.
Nesta sexta-feira (4), a polícia ouve testemunhas e moradores da região para esclarecer o atentado. As equipes também procuram câmeras de segurança que ajudem a identificar os envolvidos e o veículo usado. Na rua do bar, não há aparelhos de monitoramento.
Liderança morta em 2021
Em dezembro do ano passado, um homem apontado como um dos gerentes do tráfico da antiga Vila Nazaré foi morto com 80 tiros em Porto Alegre, em uma ação que chamou atenção na Capital. Claudemir da Silveira, o Zeca, 32 anos, morreu no ataque a tiros no bairro Sarandi. Ele já havia escapado de atentados anteriores ao menos três vezes, segundo informações repassadas pela polícia na época.
Outro homem, apontado pela polícia como liderança da antiga vila, junto de Zeca, está preso.