Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar (BM) realizada em Triunfo, na Região Carbonífera, resultou na apreensão de 13 armas de fogo, um simulacro de arma, duas armas de pressão, 15 porções de crack, três tijolos de maconha, além de quase 3 mil munições de diferentes calibres, entre outros itens. As apreensões foram feitas em dois diferentes momentos na manhã desta quarta-feira (3).
Inicialmente, em cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, foram localizadas as porções de crack e maconha. Estavam com as drogas um menor de idade e uma mulher, que não tiveram as identidades divulgadas. Segundo o major Ricardo Machado da Silva, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), esses mandados foram solicitados à Justiça após investigações quanto a ameaças feitas a policiais do 5º BPM, que atua no município.
— Eram ameaças veladas, feitas a policiais que atuam no combate ao tráfico por indivíduos relacionados à atividade — comenta o comandante.
A partir de relatos dos próprios suspeitos com quem as drogas foram encontradas, a BM passou a monitorar um ponto de tráfico de drogas na localidade de Barreto, perto do Rio Taquari. Lá, foram presos um homem de 39 anos portando uma pistola de calibre 22 com munição e um jovem de 24 anos com uma pistola 9 milímetros, também carregada. Juntos, eles tinham R$ 680 em dinheiro, que também foi recolhido. A identidade destes suspeitos também não foi divulgada.
De acordo com a Brigada Militar, um dos suspeitos admitiu ter mais armas e munição em sua residência. Lá, os policiais localizaram mais 11 armas de fogo, além de duas armas de pressão, um simulacro de arma, rádios comunicadores, algemas e mais de 2,8 mil munições de diversos calibres. Também foram apreendidos cerca de R$ 4,5 mil em espécie.
Os quatro suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Triunfo. Ao todo, 15 policiais civis e 35 policiais militares estiveram envolvidos nas ações, que também contou com o apoio do canil do 12º BPM, de Caxias do Sul.