A Polícia Civil interceptou, na madrugada deste domingo (10), criminosos que articulavam um ataque para tomada de pontos de tráfico no bairro Restinga, em Porto Alegre.
Um adolescente e um adulto foram presos com armas, munição, coletes balísticos e camisetas com brasão da polícia. O plano consistia em entrar na área de criminosos rivais se fazendo passar por policiais civis.
Conforme investigação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), o grupo pretendia matar ao menos três pessoas. O trabalho, feito pela 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, teve apoio do setor de inteligência do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do 1º Batalhão de Choque da Brigada Militar.
Com informações sobre a tentativa de ataque, policiais passaram a monitorar suspeitos. Conforme o delegado Gabriel Borges, uma facção surgida no Vale do Sinos e que está presente em parte da Restinga Nova pretendia tomar pontos de venda de drogas uma organização criminosa local, instalada na Restinga Velha.
Policiais abordaram um HB20 no qual estavam um adolescente e um adulto com três pistolas, munição, carregadores, prolongadores para as armas, o que amplia o poder de fogo, balaclavas, dois coletes balísticos e camisetas com o brasão da polícia. O veículo pertence a um motorista de aplicativo, que foi ouvido. O delegado disse que as informações apuradas até o momento indicam que ele não tinha participação no plano criminoso e estaria apenas fazendo uma corrida.
A dupla presa iria para um ponto no bairro Lami, no extremo sul da Capital, para se reunir com comparsas. O grupo executaria o plano às 6h, horário típico de operações policiais para cumprimento de mandados de buscas e de prisões.
O adolescente apreendido tem antecedentes policiais por tráfico de drogas, tentativa de homicídio, roubos e porte de arma. O outro homem tem antecedentes por crimes patrimoniais. O nome dele não foi revelado porque a investigação continua.
Segundo o delegado Gabriel, a polícia segue monitorando as investidas de facções pelo domínio do tráfico na região.