Um homem de 20 anos que teria assaltado e matado dois motoristas de aplicativo em sequência, no último dia 9, foi preso em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na manhã desta quarta-feira (20). Conforme a Polícia Civil, o suspeito teria chamado as corridas com o objetivo de roubar um dos veículos, mas acabou baleando as vítimas, que não resistiram. As mortes ocorreram em Bom Princípio e São Sebastião do Caí. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso preventivamente por latrocínio.
De acordo com o delegado Marcos Eduardo Pepe, responsável pela investigação, o objetivo do homem era roubar um veículo para revender e conseguir dinheiro para uma dívida que tinha. Ele foi localizado na manhã desta quarta-feira, na casa em que morava, em Novo Hamburgo.
Segundo a polícia, por meio do cercamento eletrônico e de informações repassadas pelas plataformas, as equipes conseguiram mapear o percurso do suspeito. Na noite de sexta-feira (8), ele chamou uma corrida por aplicativo em Novo Hamburgo, com destino a Bom Princípio. Ao chegar no município, anunciou o assalto, mas o motorista teria reagido. A vítima era Marcos Miguel Menuzzi, 38 anos, que foi baleado e encontrado morto dentro do carro pouco depois. Segundo familiares, Menuzzi fazia bico como motorista aos finais de semana para complementar a renda da família.
Sem conseguir o veículo, o homem teria pedido a um conhecido para chamar outra corrida — esse homem foi identificado e ouvido pela polícia, que apura se ele teria conhecimento sobre os crimes. Dessa vez, fez o caminho contrário, saiu de Bom Princípio com destino a Novo Hamburgo. No caminho, teria anunciado o assalto. O suspeito teria matado o motorista e abandonado o corpo às margens da RS-122, em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. A vítima, identificada como Jeferson Murilo Soares, 38 anos, foi localizada por volta de 7h30min de sábado (9), por motoristas que passavam pela rodovia. O carro foi levado, mas encontrado abandonado no domingo em Novo Hamburgo.
Segundo Pepe, dinheiro e celulares dos dois motoristas também foram levados pelo suspeito. Ao ser preso nesta manhã, o homem confessou os crimes informalmente, afirmou o delegado. Ele ainda deve prestar depoimento formal.
— Ele afirmou que estava devendo um dinheiro e que, para pagar, tinha de roubar um carro. Iria vender e conseguir R$ 2 mil que precisava. Ele levou também dinheiro e celulares nos assaltos. Mas, no fim, não obteve o dinheiro, porque disse que destruiu os celulares e o carro levado foi abandonado. Ele provavelmente já havia feito isso antes, de roubar e passar para frente, mas dessa vez acabou ceifando duas vidas. Infelizmente, acabou não tendo valor algum pela vida dessas vítimas.
Operação Aplicativo
Na ação que prendeu o suspeito, intitulada Operação Aplicativo, além do mandado de prisão preventiva, foram também cumpridos cinco de busca e apreensão, todos em Novo Hamburgo.
Além do suspeito dos latrocínios, outro homem de 20 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Na casa em que os dois estavam, a polícia encontrou e apreendeu 19 porções de cocaína, 6 pedras de MD e uma porção de maconha. Participaram da ação 33 policiais civis e 12 viaturas.