Um taxista e uma passageira foram baleados na zona leste de Porto Alegre na noite desta quarta-feira (2). O fato ocorreu por volta das 23h30min, na esquina das avenidas Protásio Alves e Antônio de Carvalho, no bairro Jardim Carvalho.
Conforme o delegado Leandro Bodoia, plantonista da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa, o motorista estava com duas passageiras a bordo quando uma moto encostou ao lado do carro. Pelo menos cinco tiros foram dados contra o veículo.
A maioria dos disparos atingiu o condutor, que foi levado em estado grave para atendimento médico. Uma das passageiras também ficou ferida e foi encaminhada ao hospital.
O taxista, de 35 anos, tem antecedente criminal leve por lesão corporal no trânsito. Ele já havia sido investigado há nove anos por homicídio, mas o caso foi encerrado por falta de provas. O táxi tinha permissão para atuar na área do aeroporto Salgado Filho. As duas mulheres que estavam no veículo não têm passagem pela polícia.
Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil apura a motivação do crime e entende que o depoimento da vítima será fundamental.
Segundo o inquérito instaurado na 5ª Delegacia de Homicídios da Capital, o alvo do ataque seria o taxista, principalmente porque a maioria dos disparos foi direcionada a ele. O autor — que estava sozinho — acompanhava o veículo e, quando o táxi parou no cruzamento entre duas vias do bairro Jardim Carvalho, atirou.
Os nomes do taxista e das passageiras não estão sendo divulgados por questões de segurança. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas. Em um primeiro momento, o objetivo é ver o momento em que o crime ocorreu, mas também são procuradas imagens do trajeto que o atirador fez para identificar a placa da moto.