Esperada há mais de uma década pela corporação, a compra de um novo avião para o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (Bav-BM) está muito perto de ser formalizada. O pregão eletrônico para a aquisição de um monomotor turboélice de asa fixa foi agendado para a próxima quinta-feira (30), às 9h30min.
Trata-se de uma aeronave com capacidade para nove passageiros e dois pilotos, e que pode transportar quase 2,5 mil quilos. Além das atividades de policiamento, será preparada para operações de resgate, atendimento a eventuais casos de desastres naturais e transporte de materiais, equipamentos e suprimentos, além de vacinas e órgãos doados.
De acordo com o tenente-coronel Leandro Brandão dos Santos, comandante do Bav-BM, o modelo é semelhante ao utilizado nas rotas de voos regionais que operam no Estado. Na comparação com a aeronave utilizada atualmente como viatura pela BM – um bimotor King Air de 1998 –, o novo modelo terá acesso a mais localidades do Estado.
— A aeronave que operamos hoje requer uma pista maior e em condições de piso adequado. Essa que será adquirida aceita uma pista menor, que pode ser de grama ou mesmo de terra — explica Santos.
Na prática, isso significa que a capacidade de resposta às ocorrências será maior. No caso de um assalto a banco em um município do interior, por exemplo, o deslocamento aéreo será facilitado.
— Nessas ocorrências, é importante que o Estado tenha uma pronta resposta, em tempo hábil, e o avião fará uma diferença muito grande — reforça o comandante.
O custo é estimado em R$ 20 milhões, mas pode variar, visto que a concorrência internacional será vencida por quem oferecer o menor preço. A verba para a aquisição é proveniente do programa Avançar, que destinará R$ 280,3 milhões em recursos do Tesouro do Estado para a área da segurança pública até o fim de 2022.
A partir da assinatura do contrato, o vencedor da licitação terá prazo de até um ano para entregar a aeronave.