Um policial militar, de 34 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (1º) pela morte do colega brigadiano Lucas Oliveira, 37, em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, ele foi encaminhado ao Batalhão de Polícia de Guarda.
O policial — que atua em Bagé — disparou contra a cabeça do outro PM por volta das 18h30min, quando, conforme a polícia, os dois conversavam em frente a uma loja na Avenida 21 de Abril, no bairro Sarandi, e foram abordados por uma dupla de criminosos, que teria se aproximado já disparando.
Nenhum dos brigadianos estava em serviço no momento da ação.
— Quando começa a troca de tiros, um vai para trás do veículo e o Lucas para frente. Ele troca disparos e, quando os criminosos saem, vai para trás do carro ver o colega. Nesse momento, o outro PM atira em Lucas na cabeça. Pelas imagens, fica bem claro que um PM atira no outro — afirma o delegado Eibert Moreira, diretor da Divisão de Homicídios.
Um inquérito apura as circunstâncias do fato, e o PM deve ser ouvido no processo.
De acordo com o tenente-coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos, comandante do 20º BPM, o PM morto estava, atualmente, afastado da BM e em processo de exclusão da corporação. Ele respondia a processo por tráfico de drogas e já havia sido preso, há alguns anos, pela Corregedoria da Brigada.