Cerca de R$ 115 mil, esse é o valor estimado para o carregamento de 76,3kg de maconha que foi apreendido no apartamento de um jovem de 24 anos na noite de terça-feira (6) em Santa Maria.
Conforme a delegada Alessandra Padula, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e que comandou a investigação e a ação que resultou com a prisão do suspeito, cada quilo da droga embalada em tijolos, vale, em média, R$ 1,5 mil.
A prisão do jovem ocorreu por volta das 19h30min de terça, em um prédio que fica na Avenida Ângelo Bolson, cerca de 200m distante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde estão, por exemplo, a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento e a central do 190 da Brigada Militar.
Durante as investigações, que começaram há cerca de um mês, os policiais descobriram que o suspeito faria uma entrega de drogas na noite de terça. Quando ele desceu para fazer essa entregue, foi abordado pelos policiais e preso em flagrante. No apartamento dele, em um quarto, foram encontrados os demais tijolos de maconha guardados em sacos.
Conforme a delegada Alessandra Padula, agora as investigações prosseguem para se chegar aos demais integrantes de um provável grupo criminoso. Isso porque, segundo ela, as evidências demonstram que o suspeito preso na terça era o responsável por armazenar a droga do grupo.
- Ele era quem guardava as drogas. A gente nota claramente que essa era a função dela. As drogas estavam em tijolos ainda. Não havia fracionamento para venda. Passava alguém ali para fazer a distribuição. É a organização da distribuição de tarefas do crime organizado. Ele guardava, outro distribui, chega na boca e tem alguém para fracionar, tem quem fica com o dinheiro. Então, tudo isso vamos tentar elucidar para ver quem são os outros integrantes desse grupo - explica a delegada.
O jovem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria.