O jovem Vinicius Oliveira da Silva, de 19 anos, que estava internado no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), desde o dia 15 de janeiro, depois de ter levado pelo menos um tiro nas costas, morreu na última sexta-feira (19). Na metade de janeiro ele foi baleado no bairro Carolina, na região norte de Santa Maria. O sepultamento do jovem ocorreu no sábado (20), no Cemitério Ecumênico e contou com honras militares, já que o jovem cumpria serviço militar obrigatório no Regimento Mallet.
O crime na noite do dia 15 de janeiro. O jovem tomava chimarrão com uma outra jovem e a mãe dela em uma praça do bairro, a Praça Israel. Quando eles estavam indo embora, por volta das 21h, ele foi ameaçado pelo ex-namorado da jovem, que disse que se ele a levasse em casa, iria morrer. Logo após deixar a jovem na residência, ao voltar, foi atingido pelo suspeito com pelo menos um tiro nas costas.
O suspeito do crime, um jovem de 23 anos, foi preso preventivamente no dia 5 de fevereiro por agentes da Delegacia de Homicídios de Santa Maria, coordenados pelo delegado Gabriel Zanella. Ele segue recolhido na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM.)
Como a vítima estava hospitalizada, em um primeiro momento, o indiciamento foi por tentativa de homicídio, com a qualificadora de motivo fútil. Agora, haverá a conversão para homicídio. O indiciado já tinha antecedentes policiais por tentativa de homicídio, disparo de arma de fogo, furto qualificado e tráfico de drogas. Em depoimento ele negou ter sido o autor do crime.