Um policial militar foi flagrado, em vídeos, agredindo uma mulher grávida enquanto tentava imobilizá-la ao chão, em São José do Rio Preto, cidade que fica a cerca de 490 quilômetros de São Paulo.
O caso ocorreu na tarde desta terça (4), na rua 19, que fica no bairro Santo Antônio. A mulher, que está grávida de cinco meses, foi agredida com um tapa no rosto. Ela ainda teve a barriga pressionada pelo joelho do policial e foi enforcada pelo pescoço. Testemunhas pediam para que ela fosse liberada.
A Polícia Militar informou que o agente foi afastado do trabalho operacional e que o caso será investigado por meio de um Inquérito Policial Militar. A Corregedoria investiga o caso. A Ouvidoria das Polícias acompanha as investigações.
Uma testemunha afirmou que a mulher foi contida porque, enquanto os PMs abordavam um suspeito de traficar drogas, desconfiaram que ela estava filmando. O ato de filmar, porém, não infringe nenhuma lei.
Enquanto as testemunhas pediam que ela fosse liberada, o PM, identificado como Viana, afirmava que ela estava detida pelos crimes de desacato e de resistência. A mulher foi levada para a Central de Flagrantes, da Polícia Civil.
O ouvidor das polícias de São Paulo, Benedito Mariano, afirmou que vai enviar as imagens ao corregedor, Marcelino Fernandes, e solicitar, por ofício, que a Corregedoria avoque a apuração e determine o afastamento do policial.
No Twitter, o governador João Doria afirmou que "as imagens indicam conduta totalmente inadequada do policial".