A operação nacional contra pornografia infantil — que tem mandados sendo cumpridos em 12 Estados brasileiros e em outros quatro países — prendeu uma pessoa no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (18). O detido é um morador de Flores da Cunha, na Serra, suspeito de armazenamento de conteúdo sexual envolvendo crianças ou adolescentes.
A prisão foi confirmada por volta das 10h. Segundo a Polícia Civil, o homem tem 54 anos e atua como empresário. O nome dele não foi informado pelas autoridades.
Além de Flores da Cunha, mandados foram cumpridos em Caxias do Sul, também na Serra, e em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Nessas duas cidades, computadores foram apreendidos para análise por parte do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que tentará identificar se há conteúdo ilegal escondido.
Em todo o Brasil, são 112 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos na ofensiva que busca arquivos de exploração sexual contra menores de idade. Os suspeitos podem ser presos em flagrante — como ocorreu em Flores da Cunha — caso a polícia encontre armazenamento, distribuição e produção deste tipo de conteúdo.
As penas para os crimes investigados variam de um a oito anos de prisão. Os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes Estados:
- Alagoas
- Acre
- Ceará
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
- Santa Catarina
A operação conta ainda com apoio de agentes de Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Panamá, que também cumprem mandados de busca e apreensão. Segundo o portal G1, até as 10h, 32 pessoas haviam sido presas em flagrante e 187 mil arquivos foram apreendidos e levados para análise.