O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de ocorrências de injúria racial, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (10). A pesquisa mostra que o Rio Grande do Sul registrou 1.507 casos em 2018. O número representa alta de 7,3% em relação ao ano anterior, quando foram anotados 1.404 casos — também o maior do Brasil na época.
Em todo o país, foram registradas 7.616 ocorrências de injúria racial em 2018, 20,6% a mais do que em 2017, quando houve 6.195 casos.
Os dados compilados no Anuário são enviados pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e de Defesa Social, Polícias Civil e institutos de segurança de cada unidade da federação.
Região Sul tem quase metade dos casos
Em segundo lugar na lista, o Paraná registrou 1.239 ocorrências em 2018. No ano anterior, foram 1.289.
Em terceiro lugar no ranking está o Rio de Janeiro, com 1.073 casos de injúria racial. Em quarto, Santa Catarina com 1.060 casos em 2018, sendo que no ano anterior teve apenas 337 ocorrências.
Juntos, os três Estados da Região Sul apresentam 3.806 ocorrências, quase metade do total de casos de todo o país.
O que significa cada crime
Injúria racial
Ofender a dignidade utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Uso de xingamentos referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima, entre outros. Pena: de um a três anos e multa.
Racismo
Ato discriminatório dirigido a determinado grupo ou coletividade: recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou às escadas de acesso, negar ou impossibilitar emprego em empresa privada, entre outros. Pena: pode chegar até cinco anos e multa.
Como denunciar
Crimes de racismo e injúria racial podem ser denunciados em qualquer delegacia de polícia do Estado.