Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas na noite de segunda-feira (16) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme a Receita Federal, 8,3 quilos de substância MDMA estavam escondidos em um fundo falso da mala. O traficante, de nacionalidade argentina, partiu da Holanda — e embarcou em um voo na capital portuguesa, Lisboa — com destino a Buenos Aires.
— Foi uma ação conjunta da Receita e da Polícia Federal. O raio-x e o cão farejador indicaram a presença da droga. O homem informou que ficaria alguns dias em Porto Alegre e depois seguiria para a capital argentina. Provavelmente, a droga seria comercializada em Porto Alegre — informou o auditor-chefe da Receita Federal, Erno Edson da Cunha. O passageiro foi encaminhado para a sede da Polícia Federal.
Há seis dias, uma mulher de 35 anos também foi presa por tráfico internacional de drogas no aeroporto. A mulher argentina foi detida com 10,85 quilos de substância MDMA e 2,44 quilos de comprimidos de ecstasy. Segundo a Receita Federal, ela teria feito a mesma rota que o passageiro preso nesta segunda.
O número de apreensões de drogas feitas pelas autoridades no Aeroporto Salgado Filho em 2019 é o maior dos últimos sete anos. Em oito oportunidades, durante fiscalizações de rotina, a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal encontraram entorpecentes em bagagens de passageiros neste ano. Com isso, as ações superaram o ano de 2017, quando foram flagradas drogas em malas em seis oportunidades.
Em 2019, dez pessoas foram presas por tráfico internacional de drogas. Seis são brasileiros. Os outros quatro são de três países: Letônia, Uruguai e Argentina.