Uma quadrilha formada por ao menos 25 criminosos explodiu caixas eletrônicos de dois bancos em Guararema, na Grande São Paulo, na madrugada desta quinta-feira (4). A Polícia Militar interveio, houve troca de tiros e, segundo a corporação, pelo menos 11 bandidos foram baleados e morreram. Nenhum policial se feriu na ação.
A ocorrência começou por volta das 4h30min e ainda está em andamento. Membros do bando fugiram para uma região de mata e os policiais cercam a área para tentar localizá-los. Há feridos entre os fugitivos, segundo a PM.
Na fuga, parte da quadrilha entrou em uma casa, na estrada municipal Doutor Hércules Campagnoli, e manteve uma família – um casal e uma criança – como reféns. Ao escapar da casa, um criminoso foi baleado.
Em entrevista à TV Globo, o comandante da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Mário Alves da Silva, disse que os criminosos já eram monitorados pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.
— Já sabíamos que eles fariam um ataque na região das cidades de Jacareí e Guararema —informou. — Só que não sabíamos o local exato que eles fariam esse ataque. Por isso, reforçamos a segurança nessas duas cidades — acrescentou o comandante.
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica reforçou as equipes de peritos para atender à ocorrência, que será investigada pela Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil. A polícia apreendeu, até o momento, sete fuzis, quatro pistolas, sendo duas calibre 12, além de explosivos, coletes balísticos e três veículos — dois deles blindados.