Dois homens foram presos em Novo Hamburgo, na madrugada desta quarta-feira (20), carregando 23 quilos de maconha dentro de uma caixa de televisão. Segundo a Polícia Civil, a dupla estava em um veículo Siena e foi abordada por agentes da 2ª Delegacia de São Leopoldo no bairro Kephas.
O delegado Rodrigo Zucco, responsável pela ação, investiga uma rota de entorpecentes de São Paulo para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, a droga é transportada em caminhões dentro de caixas de eletrodomésticos, principalmente de televisores. A polícia ainda apura como os investigados conseguiam estas caixas.
Depois de chegar no Estado, a carga é dividida em várias partes para não chamar a atenção da polícia e distribuída em pontos de venda de uma facção criminosa que tem base no Vale do Sinos.
Um dos presos nesta quarta-feira é natural de São Paulo, reside há poucos meses em Sapiranga e informou que estaria atuando como motorista de aplicativo. O outro seria integrante da organização criminosa gaúcha que recebia os entorpecentes e tem antecedentes criminais por tráfico e homicídio. Os nomes deles ainda não foram divulgados porque a investigação continua.
Zucco diz que o veículo utilizado pela dupla é clonado. A prisão faz parte de uma investigação que já resultou em outra operação desencadeada na quarta-feira da semana passada, quando seis traficantes foram presos e cerca de 100 quilos de maconha foram apreendidos.