O comandante do 10º Batalhão da Brigada Militar (BPM) de Vacaria, tenente-coronel Fabiano Paim, afirmou, em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, que a Brigada Militar (BM) recuperou parte do dinheiro levado por criminosos que assaltaram duas agências bancárias em Ibiraiaras, no norte do Estado. A ação criminosa foi registrada na tarde desta segunda-feira (3). Seis criminosos foram mortos durante cerco policial na região.
— Foram recuperadas algumas mochilas com dinheiro. Está sendo feita a contagem neste momento aqui junto da Polícia Civil. Foi apreendido também farto armamento e munição que se encontrava com esses indivíduos.
Paim destacou que o cerco segue na região na busca pelo resto do bando. Pelo menos dois criminosos estariam escondidos em um matagal, na localidade de São Pio X, no interior do município.
— É uma mata, bastante extensa, tem córregos no interior dela. A gente continua com o cerco em todo o perímetro dela. Vai permanecer durante toda a noite para novamente, pela parte da manhã, nós fazermos mais incursões para ver se a gente consegue a prisão desses outros dois indivíduos.
Confronto
O tenente-coronel deu alguns detalhes de como foram os confrontos que acabaram com a morte dos seis criminosos. Segundo Paim, a ação da polícia ocorreu após os assaltantes investirem contra as forças de segurança. Cerca de sete ou oito embates entre agentes e o bando teriam ocorrido no interior da mata.
— Eles estavam em pontos separados. E quando houve a voz para entregarem as armas, baixarem, eles tentaram alvejar o pessoal que estava na mata. Nosso pessoal, inclusive, sequer tinha localizado um ou dois deles, e acabou conseguindo quando eles disparam em direção ao nosso efetivo.
A localização do bando ocorreu com o auxílio de uma aeronave da polícia que sobrevoava a região São Pio X na busca pela quadrilha.
Refém morto
O comandante não detalhou em qual circunstância um dos reféns — o subgerente de um dos bancos — foi baleado na fuga dos criminosos. Paim disse que o homem foi encontrado ferido em um segundo encontro entre a Brigada e os bandidos na fuga:
— Num segundo momento, já na localidade de Pio X, no interior de Ibiraiaras, duas viaturas nossas se depararam com esses indivíduos fazendo a troca de veículos. Nesse momento, novamente eles tentaram contra os policiais, alvejando as nossas viaturas e empreenderam fuga em direção à mata. Nesse momento, a nossa guarnição percebeu que havia um dos reféns feridos e abandonou as buscas, conduzindo ele até o hospital em Ibiraiaras.
A ação do bando contra os bancos — um do Banco do Brasil e outra do Banrisul — foi registrada por volta das 14h. O grupo criminoso, portando armas longas, obrigou clientes e funcionários a fazerem um cordão humano.
Um dos criminosos foi preso pela polícia antes dos confrontos que resultaram na morte de seus comparsas. O nome dele não foi divulgado pelas autoridades. Segundo a BM, ele era o motorista de um dos carros usados na fuga de parte do grupo.