Os dois mil novos soldados da Brigada Militar aprovados no concurso realizado em dezembro de 2017 ingressaram oficialmente na corporação na tarde desta segunda-feira (12). O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador José Ivo Sartori. A formatura foi realizada na Academia da BM, na Avenida Aparício Borges, no bairro de mesmo nome. A partir de agora, o PMs terão uma semana para adaptação e no dia 26 começarão o curso de formação. As aulas ocorrerão em 25 cidades — não necessariamente onde atuarão.
A previsão do governo é de que os novos soldados estejam aptos a atuar em junho de 2019. Mas em fevereiro estarão circulando nas ruas para estágios supervisionados, conforme previsão do comandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda. Segundo o oficial, os locais para onde os PMs serão enviados estão sendo avaliados:
— É um acréscimo muito importante em uma única vez. Certamente, serão distribuídos nos locais onde está faltando efetivo. Já estamos fazendo essa análise. A escolha também se dará pela média final que o soldado vai obter quando se encerrar o curso.
Um dos novos soldados é o mineiro Guilherme Maia, 23 anos. Ele conta que sempre teve vontade de morar no Rio Grande do Sul. Agora, quer trabalhar, acabar a faculdade de Direito e depois prestar concurso para oficial da Brigada Militar.
— Surgiu essa oportunidade e não pensei duas vezes. Embora não tenha parentes aqui, sempre gostei do Rio Grande do Sul. Agora, estou começando a conhecer pessoas e fazer amigos. A ideia é essa. Fazer carreira dentro da Brigada Militar — contou o jovem que irá realizar as aulas em Passo Fundo, no Norte.
Os novos solados tiveram os nomes publicados no Diário Oficial de setembro. Ao longo da semana passada, concluíram a entrega de documentos e dos exames necessários.
O concurso da BM teve a participação de 42 mil pessoas. Além dos dois mil soldados que ingressaram nesta segunda-feira (12), há outros 2,1 mil que também foram aprovados e poderão ser chamados. O prazo para convocação é de dois anos com possibilidade de prorrogação para outros dois.
As 25 cidades onde os soldados farão o curso
Guaíba, Passo Fundo, Carazinho, Erechim, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Igrejinha, Novo Hamburgo, Lajeado, Montenegro, Esteio, Pelotas, Rio Grande, Osório, Porto Alegre, Cruz Alta, Palmeiras das Missões, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Três Passos, Bagé, Santana do Livramento, Uruguaiana, Santo Ângelo e Rio Pardo.