Um preso rompeu as algemas e fugiu na manhã desta terça-feira (9) em Porto Alegre. Fernando Kalkmann, 38 anos, estava na sala de contenção da 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), junto ao Palácio da Polícia, na Avenida João Pessoa, quando escapou.
O homem foi preso roubando cabos de telefonia na Avenida Chuí, bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre por volta das 9h30min. Os policiais do 1°Batalhão da Brigada Militar conseguiram capturá-lo e o levaram até a DPPA para fazer a ocorrência.
Enquanto o registro era feito, o suspeito foi algemado a uma barra de ferro na sala de contenção. Por volta das 11h, aproveitando um momento de distração dos policiais, o preso teria rompido a algema e fugido.
Segundo a Brigada Militar, ele correu em direção à Avenida Ipiranga com parte da algema presa ao punho. Os policiais o seguiram, mas não conseguiram pegá-lo. Estão sendo realizadas buscas pelo homem. De acordo com a Polícia Civil, Kalkmann tem antecedentes criminais por furto e roubo.
O delegado Edson Frade, que estava de plantão no momento do fato, disse que não irá comentar o ocorrido. A Polícia Civil informou que o Departamento de Comunicação Social (Dcs) iria se manifestar sobre o caso.
A Polícia Civil se manifestou por meio de nota:
"Sobre o incidente ocorrido na manha desta terça-feira (9), envolvendo a fuga de um preso no Palácio da Polícia, é importante pontuar os seguintes esclarecimentos:
1) O indivíduo que havia sido preso por policiais militares na Avenida Chuí, na Capital, furtando fios telefônicos, foi trazido para o Palácio da Polícia e encaminhado a uma área de contenção, localizada na 2ª DPPA, como qualquer preso, ficando sob a custódia da BM;
2) Antes da apresentação da ocorrência aos policiais civis, no balcão da 2ª DPPA, os brigadianos mantinham o preso algemado a uma barra de ferro, como é de costume manter indivíduos suspeitos de crime que para ali são levados, entretanto, o custodiado rompeu a algema, que o prendia e fugiu;
3) É importante destacar, que a fuga, não tem relação com superlotação de cela, já que ainda se encontrava em área restrita à apresentação de presos, como é de hábito, antes de ser encaminhado à cela;
4) Além do crime de furto, ele vai responder pelo delito de dano ao patrimônio público;
5) O foragido possui antecedentes por furto, roubo e uso de drogas;
6) Por fim, é preciso sublinhar que estão sendo realizadas diligências para a recaptura."