Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um intenso tiroteio de criminosos na Vila Maria da Conceição, na zona leste de Porto Alegre. Segundo o titular da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Rodrigo Reis, a autenticidade das imagens foi confirmada.
O ataque ocorreu na última sexta-feira (10), na Rua Paulino Azurenha, e resultou na morte de um homem e em outros dois feridos.
A vítima foi identificada como Jaimes Douglas Silveira da Silva, 31 anos. Ele possuía antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, dano ao patrimônio público, tráfico de drogas, roubo a pedestre e receptação.
Feita pelos próprios criminosos a partir de um celular, a gravação mostra três homens desembarcando de um carro e caminhando em direção a um bar. Em seguida, começam as rajadas.
Conforme o delegado, os tiros partiram de um pistola com seletor de rajadas — o que faz com que aumente a quantidade de disparos, praticamente como uma metralhadora — e ainda de um fuzil, de calibre não identificado.
Em meio aos disparos, as imagens mostram que um carro preto chega a passar pelo local. Não se sabe se alguém ficou ferido no veículo.
Antes de os atiradores descerem do carro, eles ainda se certificam do local exato do bar. "Onde é o bar?", pergunta um deles. "É ali na frente, do lado do beco", responde o outro. Em seguida, um deles fala: "Vamos matar ele."
O veículo é estacionado na Rua Alcindo Guanabara, a poucos metros do estabelecimento. Na gravação, os atiradores aparecem com o rosto descoberto. Segundo o delegado, já há a identificação deles.
Para a polícia, o crime foi motivado por disputas de pontos de drogas. Reis explica que uma facção rival, que atua no bairro Bom Jesus, está ampliando território em direção à Vila Maria da Conceição. Parte da região já está sendo controlada e agora a intenção é conquistar mais áreas.