Um criminoso foi morto ao tentar roubar um carro na zona norte de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (24). Segundo a Brigada Militar, uma mulher de 49 anos entrava em seu carro, um Prisma preto, estacionado na Rua Antônio Carlos Berta, no bairro Jardim Europa, quando foi abordada por três homens.
Um homem que passava pelo local disparou em direção ao trio e acertou um dos criminosos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Trata-se de um adolescente de 17 anos — em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o nome não será divulgado. A mulher não ficou ferida. Os outros dois fugiram a pé em direção ao Parque Germânia. Buscas estão sendo feitas na região.
— Trata-se de uma tentativa de roubo de veículo. Um homem que viu a ação dos três criminosos chegando perto do carro para realizar o roubo fez disparos contra estes assaltantes e um deles foi baleado e está em óbito. O que comprova que foi uma tentativa de roubo de veículo. Uma arma foi encontrada junto com o homem morto — explica o capitão Guilherme Fregapani, do 11º Batalhão de Polícia Militar.
Questionado sobre quem teria feito o disparo, o oficial afirmou que a autoria ainda é desconhecida:
— Ainda não temos a autoria dos disparos. Segundo a vítima, o homem disparou algumas vezes e acabou acertando um deles. A investigação, que ficará a cargo da Polícia Civil, irá apurar a autoria.
A vítima da tentativa de roubo, de 49 anos, falou com GaúchaZH logo após o crime frustrado:
— Estava esperando minha irmã sair do shopping. Ele chegou, pediu para eu entregar o carro, disse para eu descer, só que a chave não estava na ignição. Quando desceu para saber onde estava a chave, levou um tiro. Não sei dizer de onde saiu o tiro. Fiquei parada no mesmo lugar enquanto os outros dois fugiram a pé. O homem que deu o tiro saiu e não vi para onde foi.