A Corregedoria-Geral da Brigada Militar confirmou que 10 policiais militares foram presos em operação que apura ligação com facção criminosa do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Cinco foram presos por meio de mandados de prisão e outros cinco detidos em flagrante durante as buscas. Um deles, conforme a corporação, é PM da reserva.
De acordo com o corregedor-geral da BM, coronel Carlos Armindo Thomé Marques, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em sete cidades do RS: Porto Alegre, Canoas, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Guaíba, Gravataí e Nova Petrópolis.
A operação ocorre em conjunto com o Ministério Público. Ainda são alvos da operação cinco integrantes da facção criminosa. Foram apreendidos R$ 180 mil e 10 armas durante os cumprimentos de mandados.
— Aquele policial desonesto, que pratica o crime, que está ligado à associação criminosa, extorsão, venda e compra de armas e outros delitos. Esse policial nós justamente atuaremos no sentido para retirá-los da corporação — declarou o corregedor-geral da BM
A promotora de Justiça Militar Isabel Guarise Barrios afirma que as provas obtidas durante as buscas vão servir como base para continuidade das investigações.
— Hoje nós vamos começar a ter a exata noção da extensão dessa criminalidade, que pelo que foi relatado anteriormente, é bem maior do que a polícia desenhava.