Um preso do regime semiaberto foi morto com um golpe de estoque (faca artesanal feita em presídios a partir de barras de ferro), no Instituto Penal de Bagé, na região da Campanha.
De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Edson Leandro da Silva Lopes, 26 anos, que cumpria pena por roubo e furto desde 2009, foi morto dentro do albergue. Segundo a Polícia Civil, Leandro Pires, 27 anos, também em cumprimento de pena por homicídio qualificado, assumiu a autoria do crime, matou Edson com um estoque de aproximadamente 30 centímetros na manhã da última segunda-feira (29).
Segundo a delegada Carem Nascimento, responsável pela investigação, os dois discutiram porque Lopes teria vendido um cobertor emprestado por Pires. Por volta das 7h30min, Lopes foi ferido e encaminhado ao hospital, mas morreu cerca de três horas depois, em decorrência dos ferimentos.
A Susepe informou que uma sindicância será aberta para apurar as circunstâncias do caso. O Instituto Penal de Bagé, que tem capacidade para 108 apenados, abriga 57 detentos.