O secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou nesta quarta-feira (20) uma licitação para compra de 10 mil tornozeleiras eletrônicas, que deve ser aberta em janeiro. O titular da pasta, no entanto, não revelou detalhes de quando os equipamentos passariam a operar.
O comunicado ocorreu durante o encontro com uma comitiva de Caxias do Sul no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na cidade há mais de 300 apenados em prisão domiciliar aguardando pelo equipamento, segundo a juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC), Milene Rodrigues Fróes Dal Bó. Schirmer observou que a licitação deverá solucionar a situação no município.
O secretário também relevou a intenção de enviar uma turma de, pelo menos, 150 novos policiais militares para realizarem a etapa prática do seu curso de formação em Caxias do Sul. Eles fazem parte do concurso que foi aberto em outubro com 4,1 mil vagas para soldado da Brigada Militar. O reforço é previsto para abril de 2018.
Schirmer ressaltou o interesse da Secretaria em melhorar as condições das penitenciárias do Estado.
— Aprimorar as salas de aula das prisões e oportunizar que o apenado estude é um grande passo para a diminuição dos índices de reincidência e criminalidade. A iniciativa é importante e tem todo o apoio do Governo do Estado.
"O secretário Schirmer reconheceu o nosso interesse"
O encontro no Palácio Piratini foi organizado pela Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O objetivo da comitiva era oferecer ajuda na construção das soluções para a segurança pública e levar sugestões ao governo do Estado. A vereadora Paula Ióris (PSDB), presidente da Comissão, afirmou que o encontro atingiu as expectativas do grupo..
— Ficamos satisfeitos que o secretário Schirmer reconheceu o nosso interesse e elogiou a participação do grupo que representa a comunidade de Caxias. Saímos animados e com bastante trabalho para todos. Estamos no caminho certo. União e integração são nossas palavras de ordem — resume.