A Brigada Militar prevê, até o final do ano, comprar pelo menos 10 veículos utilitários para serem adaptados e transformados em bases móveis comunitárias. O objetivo é utilizar os veículos no eixo entre Porto Alegre e Caxias do Sul. Segundo a corporação, atualmente, existem nove micro-ônibus utilizados como bases móveis no Estado. Já os novos veículos que servirão como base móvel, mas não terão as mesmas características dos micro-ônibus utilizados hoje.
Conforme o comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Andreis Sílvio Dal'Lago, objetivo das bases móveis é aumentar a integração entre os agentes e a comunidade. Nos próximos dias, um novo edital para a compra de modelos do tipo utilitários serão será lançado. No ano passado, o primeiro certame para a compra de veículos finalizou de forma deserta.
Entre segunda (2) e terça-feira (3), agentes da Brigada Militar participaram do III Seminário Internacional de Polícia Comunitária, realizado em Porto Alegre, e que contou com a presença de representantes de outros Estados, além de policiais da Argentina, e do Japão. Segundo Dal'Lago, práticas de polícias como a de Minas Gerais devem ser adotadas no RS para aumentar a presença de agentes nas ruas.
Além disso, o governo gaúcho pretende intensificar ações em conjunto com o exército, especialmente na região de fronteira, para impedir crimes internacionais.