Uma ação policial envolvendo pelo menos 40 agentes resultou nas prisões de cinco homens no começo da manhã desta sexta-feira na Vila Erechim, no bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre. De acordo com a delegada Elisa Souza, que comandou a operação pela 6ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital, o grupo é suspeito de executar um homem sem qualquer envolvimento com a criminalidade, morador da vila, em janeiro deste ano.
– Foi um crime de vingança diretamente ligado às desavenças do tráfico de drogas nessa região. Parte dos presos nessa manhã eram moradores da Vila Cantão, que é próxima à Erechim, e fazem parte da mesma facção criminosa – explica a delegada.
Leia mais
Dados da SSP apontam queda nos latrocínios e aumento nos homicídios e roubos no Estado
Adolescente é morto com sete tiros em Esteio
Segundo ela, a ordem para o assassinato partiu de dentro do Presídio Central, onde foi cumprido um mandado de prisão preventiva. A delegada não divulga o nome do detento. Ele seria morador da Vila Erechim e, mesmo preso, segue controlando o tráfico na área.
Em janeiro, dois integrantes da quadrilha foram alvejados por disparos dentro de uma casa na Rua Erechim. Um deles morreu, atingido na cabeça, e outro ficou ferido. A primeira suspeita dos comparsas era de que o crime havia sido obra de um antigo traficante local, expulso da vila meses atrás. Decidiram vingar-se.
– Eles escolheram como alvo o único parente desse rival que seguia morando na Vila Erechim. Mas ele seguia ali justamente por não ter envolvimento com a criminalidade. Acabou morto diante da família, quando teve a casa invadida – relata Elisa Souza.
Conforme a investigação, além de praticarem a vingança contra quem não tinha relação na rivalidade do tráfico, a quadrilha errou o alvo.
– Concluímos que o homicídio inicial, que deu motivo para a vingança, foi cometido por dois adolescentes. Sem o envolvimento direto do traficante rival, que está fora da cidade – explica a delegada.
Na ação, foram presos três suspeitos diretamente envolvidos no crime e dois foragidos acabaram capturados.
Investigação
Ação policial prende cinco envolvidos em homicídio no bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre
Criminosos foram presos na Vila Erechim. Conforme a investigação, eles têm envolvimento em uma morte por vingança, seguindo ordens dadas da prisão, ocorrida em janeiro
Eduardo Torres
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project