No feriadão de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil, a Brigada Militar prendeu 492 pessoas em 48 horas de atuação no Rio Grande do Sul. A ação, chamada de Operação Avante Tiradentes, foi iniciada na quinta-feira e terminou na manhã deste sábado, quando também foram apreendidas 42 armas de fogo e 46 carros roubados foram recuperados. As informações são da Rádio Gaúcha.
Ao todo, foram abordadas 31.662 pessoas nesse período. Para isso, o efetivo da Brigada Militar foi reforçado em 40% – com mobilização de mais de 10 mil militares – com a suspensão de folgas, além do uso de servidores em treinamento e dos que fazem trabalhos administrativos.
O helicóptero da BM também foi usado nas operações. Veja nas imagens:
Leia mais:
Ataque a tiros em borracharia deixa quatro mortos em Canoas
Comerciante é encontrado morto com mãos amarradas em mercado de Pelotas
Homem é morto e dois são feridos em tiroteio em Alvorada
A Operação Avante Tiradentes é realizada em alusão ao dia do patrono das polícias em todo o Brasil. No total, o reforço foi de 600 mil militares, incluindo policiaamento ostensivo, rodoviário e bombeiros de todos os Estados. O objetivo da força-tarefa é preservar a ordem pública e trazer sensação de segurança à comunidade.
Apesar do número alto de prisões, as carceragens de delegacias da Região Metropolitana mantiveram a média de lotação dos últimos dias. São menos de 90 presos nas celas. De acordo com a Polícia Civil, isso ocorreu devido à liberação de vagas em presídios ainda na semana passada.
O Comando Rodoivário da Brigada Militar também reforçou a fiscalização: