Em uma operação policial deflagrada em dois momentos – nas madrugadas de quarta-feira e desta sexta-feira –, agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo prenderam nove suspeitos de fornecer armas e drogas para uma facção criminosa que atua no Vale do Sinos. O grupo é apontado por ter se especializado em dar apoio logístico fornecendo armas e veículos. Além disso, todos os detidos teriam envolvimento com o tráfico de drogas.
Cinco suspeitos foram presos há dois dias e outros quatro nesta sexta, nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha. Entre eles, há um homem de Foz do Iguaçu, no Paraná, apontado por ser um dos líderes da quadrilha e que já havia sido preso em 2010 com 40 quilos de crack.
Leia mais:
Homem é morto dentro casa em Gravataí
Polícia investiga quadrilha que invadiu sete casas em Vale Verde
Ataque a tiros deixa dois mortos e uma mulher ferida na zona norte de Porto Alegre
Também foi detido outro homem que usa tornozeleira eletrônica e uma mulher que havia sido presa no mês passado em Santa Catarina com pistolas que seriam distribuídas para traficantes gaúchos, mas que voltou a atuar após ser liberada pela Justiça.
Na chamada Operação Irmandade, o delegado Rodrigo Zucco, responsável pela investigação, diz que foram apreendidos seis quilos de maconha, além de LSD e ecstasy. Também foram localizados dez veículos com os criminosos – até mesmo um caminhão –, sendo que sete eram roubados e clonados. Todos foram avaliados em mais de R$ 1 milhão.
– Começamos a investigar o roubo de veículos no Vale do Sinos e chegamos até esta quadrilha que fornece armas e veículos para uma facção que atua aqui na região. Mas o grupo também trafica, tanto é que uma mulher presa quarta estava com um carregamento de maconha – ressalta Zucco.
O diretor da 3ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Seara, diz que esta ação no Vale do Sinos é permanente e, em pouco menos de 30 dias, já prendeu 21 pessoas que tenham algum tipo de ligação ou que integram esta facção criminosa que atua nas cidades da região.