Frequentadores do Shopping Iguatemi, na zona norte de Porto Alegre, ficaram em pânico por volta das 22h de quarta-feira ao presenciarem tiros e perseguição no local. Era o desfecho do sequestro relâmpago de uma mulher de 37 anos, atacada na saída do trabalho, iniciado mais de três horas antes.
Um dos criminosos, baleado provavelmente por vigilantes do estabelecimento, conseguiu fugir e ainda é procurado pela polícia. Maicon Ivo Silveira, 27 anos, com antecedentes por receptação, porte ilegal de arma, homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico, foi ferido por um disparo de raspão e preso. O Citroen C3 da vítima, assim como o dinheiro do resgate, foram recuperados.
Como foi o sequestro relâmpago:
18h30min – Mulher de 37 anos saía do trabalho, em uma empresa de tecnologia da Rua Roque Callage, no bairro Passo d'Areia, quando foi arrebatada por dois homens armados. Eles não se limitaram a roubar o veículo. Embarcaram e a levaram dentro do carro.
19h – Familiares da vítima receberam uma ligação dos criminosos exigindo a entrega de dinheiro para que ela fosse libertada. Foi iniciada uma negociação. A família procurou a polícia e chegaram à Delegacia de Roubos, do Deic. Os agentes passaram a monitorar a negociação, que prosseguia por telefone.
Leia mais
Polícia apura sequestro terminado em morte no Vale do Sinos
Preso suspeito de planejar sequestro de idoso em Porto Alegre
21h – Chegou-se a um acordo. Os familiares entregariam R$ 1,3 mil aos bandidos na Rua Túlio de Rose, nas proximidades do Parque Germânia.
21h45min – Sem descer do Citroen C3, um dos criminosos recebeu o dinheiro pelo vidro traseiro enquanto a vítima era libertada pelo banco do carona do carro. À distância, policiais monitoravam. Quando a vítima já estava fora de risco, os agentes entraram em ação. Os suspeitos ainda tentaram fugir, mas o motorista do carro acabou fugindo a pé. Pelo vidro traseiro, o seu comparsa apontou o revólver calibre 38 contra os policiais, que reagiram. Ele foi atingido de raspão e largou a arma. Acabou preso.
22h – Um dos criminosos que havia corrido em direção ao Shopping Iguatemi entrou no estabelecimento com a arma à mostra, teria cruzado por algumas lojas e, perseguido pelos vigilantes, fugiu. Houve pelo menos um disparo e ele ficou ferido. Na Avenida Nilo Peçanha, o criminoso abordou um taxista, tomou o veículo e levou o motorista junto. O taxista acabou abandonado na Avenida Protásio Alves.
22h30min – O táxi foi encontrado abandonado na Rua Domingos Crescêncio, no bairro Santana.