O motorista de um Uno foi atingido por uma bala perdida após assaltantes trocarem tiros com um policial federal na noite de quinta-feira no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. A vítima estava parada em um semáforo da Avenida Mariland quando o seu carro foi atingido por dois disparos. Um deles o acertou na nuca.
Leia mais
Polícia Civil esclarece homicídio de filho de pastor em Caxias do Sul
RS terá reforço policial em áreas mais violentas e nas fronteiras
Ruas esvaziadas e patrulha intensiva: uma noite pela Grande Vitória
O homem, que não teve a identidade divulgada pela polícia, foi socorrido por um desconhecido que passou pela rua e o levou até o Hospital de Pronto Socorro. Até a tarde desta sexta-feira, o estado dele era considerado estável e não corria risco de morte.Como a ocorrência envolveu um agente da corporação, a Polícia Federal é responsável pelo inquérito.
O delegado Roberto Lopes Janisch, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas, investiga o caso como tentativa de latrocínio (roubo com morte). É que o agente da polícia foi vítima de um assalto.
Quatro homens armados tentaram levar o carro que ele dirigia, uma Hilux usada como viatura discreta. Embora o motorista do Uno não tenha sido o alvo do roubo, o delegado entendeu que os criminosos assumiram o risco de atirar em uma terceira pessoa ao efetuarem os disparos.
– Eles tentaram levar o carro e atiraram primeiro no policial, mas concorreram para que uma terceira pessoa fosse atingida – avaliou.
Segundo Janisch, o agente da Polícia Federal percebeu que estava sendo perseguido e decidiu estacionar a viatura na Avenida Mariland. Os quatro criminosos que dirigiam um carro branco pararam o veículo mais a frente.
O agente, por sua vez, desceu do carro e caminhou em direção ao veículo dos suspeitos. Quando perceberam a presença do agente, os criminosos atiraram na direção dele. O policial se protegeu atrás de outro veículo e revidou. A única vítima atingida pela troca de tiros foi o motorista do Uno.
A PF diz que o disparo que o atingiu foi dado pelos criminosos, mas só a perícia poderá confirmar. A PF ainda descarta a possibilidade de ter sido uma emboscada para o policial. De acordo com Janisch, os criminosos queriam levar o carro e não sabiam que se tratava de um a
Porto Alegre
Assalto a policial que acabou com motorista baleado é investigado como tentativa de latrocínio
Agente da PF trocou tiros com criminosos no bairro Auxiliadora. Um dos disparos atingiu motorista de Uno que estava parado no semáforo
Schirlei Alves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project