A prefeitura de Canoas aguarda que a Caixa Econômica Federal ingresse na manhã desta terça-feira (3) com pedido de reintegração de posse de condomínio do Minha Casa Minha Vida. O conjunto habitacional, localizado na Avenida do Nazário, foi invadido no final da noite passada.
O condomínio conta com aproximadamente 400 casas. Destas, 146 já estavam prontas. Todas foram ocupadas. Outras 80 que ainda não tinham sido finalizadas também foram invadidas. Além disso, de acordo com o secretário da Segurança de Canoas, delegado Ranolfo Vieira Júnior, houve ainda saques e depredações. Vasos sanitários e janelas foram furtados das casas que ainda recebiam obras e que não foram ocupadas.
"Nos estranha que em menos de 48 horas de posse da nova administração já tenha ocorrido duas invasões", suspeita o secretário.
Equipes da Guarda Municipal estão no local. A Brigada Militar de Canoas informou que aguarda o deferimento da reintegração de posse para poder acompanhar um oficial de justiça.
A outra área invadida em Canoas fica próximo à esse condomínio. Porém, o terreno ainda não conta com casas. Ela foi ocupada nas primeiras horas de domingo (01). Sobre esta área, a prefeitura já ingressou com pedido de reintegração, mas ainda não houve posicionamento da justiça.
A entrega das chaves aos participantes do programa do Governo Federal ainda não havia ocorrido, pois falta a assinatura dos contratos com os novos moradores. A previsão da prefeitura é que a entrega ocorreria na quinta-feira (05).