A Brigada Militar iniciou na tarde desta segunda-feira o planejamento conjunto com a Força Nacional de Segurança Pública para combate à violência em Porto Alegre. As ações de rua começam a partir das 6h desta terça-feira.
Sob a coordenação do coronel Mario Ikeda, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), comandantes dos batalhões de Porto Alegre e oficiais da Força Nacional se reuniram para definir métodos e afinar procedimentos. O encontro aconteceu na sala de gerenciamento de crise da Secretaria da Segurança Pública em caráter reservado – foi autorizado à imprensa apenas um registro de imagens.
Foram discutidas questões operacionais, uma delas, o ajuste das comunicações via rádio entre as duas corporações. A BM deverá ceder equipamentos portáteis para os policiais da Força Nacional para facilitar os contatos. Os policiais da Força Nacional serão incorporados à Operação Avante, a principal ofensiva da BM em Porto Alegre.
A Avante conta com 160 PMs em atividade exclusiva de policiamento ostensivo. E, a partir desta terça-feira, tende a ser ampliada em quase 100%, com incremento de 150 homens da Força Nacional (120 estão desde domingo em Porto Alegre e outros 30 desembarcam nos próximos dias).
Leia mais:
Força Nacional começa a trabalhar em Porto Alegre na terça-feira
Força Nacional chega ao Estado neste domingo. Saiba como os agentes vão atuar
Conforme Ikeda, a Força Nacional atuará durante o dia com foco nos horários de maior incidência de crimes, sobretudo os roubos. Questionado sobre o fato de a maioria dos latrocínios neste ano na Capital (16 entre 24 casos até 17 de agosto ) ter acontecido entre 18h e 6h, Ikeda afirmou que esse turno não ficará sem patrulhamento.
– O latrocínio tem origem em um roubo, e a grande maioria deles é registrada durante o dia. Isso não significa que não acontecem em outros horários, mas é importante deixar claro que a Avante começa pela manhã e se estende até a madrugada – afirmou Ikeda.
O comando da Força Nacional ocupa uma sala no prédio da Secretaria da Segurança Pública cedida pelo CPC. No final da tarde desta segunda-feira, oficiais da corporação farão o reconhecimento dos principais pontos de policiamento em Porto Alegre.