Faltando pouco menos de 30 dias para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a segurança é a principal preocupação com relação ao evento. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade na manhã desta quinta-feira (7), o coordenador Nacional de Segurança dos Jogos Olímpicos, delegado federal Andrei Rodrigues, disse que o Brasil "está preparando a maior operação de segurança da história".
"Fizemos investimentos em infraestrutura, com 30 mil vagas de capacitação, além de 450 policiais com cursos nas embaixadas dos EUA, Reino Unido e França", afirmou.
Rodrigues disse, ainda, que durante a capacitação, policiais brasileiros foram enviados para os principais eventos do mundo para acompanhar o esquema de segurança e participar ativamente do processo.
Questionado sobre a possibilidade de um ataque terrorista, o coordenador afirmou que foi feito um mapeamento de todos os riscos e que um Centro de Enfrentamento ao Terrorismo, composto por sete países, atuará no Rio de Janeiro, trocando informações de forma permanente.
"Trabalhamos com a preparação para o pior cenário, além da prevenção, obviamente", explicou.
Ele lembrou que a Copa do Mundo mostrou o Brasil como referência em segurança de grandes eventos.