O delegado Rodrigo Machado dos Reis, titular da DP de Charqueadas, formaliza no final da tarde desta sexta à Justiça pedidos de prisão preventiva contra nove detentos do Pavilhão A da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Eles são apontados como participantes da execução de Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, 32 anos, quinta pela manhã, no refeitório da galeria.
- Foram todos identificados pelas imagens captadas no circuito de segurança da Pasc. Alguns participaram diretamente e outros dando cobertura, mas foi um crime claramente cometido com a autorização das lideranças da galeria - afirma o delegado.
Corpo do traficante Teréu é sepultado em Porto Alegre
Teréu pediu para sair do isolamento dois dias antes de morrer
Mesmo já presos, a decretação de novas prisões contra os detentos impedirá, por exemplo, que eles recebam progressão de regime enquanto durar a medida judicial. Todos os envolvidos foram colocados em isolamento preventivo. A intenção do delegado é encaminhar à Justiça os indiciamentos dos detentos até o final da próxima semana. O que não significará o fim do inquérito.
Leia mais notícias sobre homicídios
- Chegaremos à autoria direta do crime, mas não descarto que o crime tenha sido cometido sob encomenda de fora da Pasc - aponta.
Ele não revela os nomes dos suspeitos, mas entre eles estariam criminosos como Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona, antigo líder da facção dos Manos, e Ubirajara da Silva Barbosa, o Bira, criminoso de Canoas apontado como líder da galeria dominada pela facção dos Abertos.
Leia mais notícias do dia
Morte na Pasc
Polícia pede a prisão preventiva de nove detentos envolvidos na morte de Teréu
Pedido é formalizado no final da tarde desta sexta pela DP de Charqueadas. Entre os possíveis indiciados pelo crime dentro da Pasc estão lideranças da galeria onde estava o traficante
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: