O nome do novo Chefe de Polícia do Estado foi anunciado na manhã desta quarta-feira (19) na Secretaria de Segurança Pública. Com experiência de 22 anos na polícia, Guilherme Wondraseck foi o escolhindo para o cargo. Na primeira fala após o anúncio, ele destacou que o foco da nova gestão será o combate ao latrocnínio e ao roubo de veículos.
"Um estudo já está sendo feito e vamos identificar onde esses crimes ocorrem com maior frequência para remanejar esses novos agentes. O que podemos perceber que a Região Metropolitana terá uma atenção especial".
O incremento e ampliação da Delegacia de Roubo de Veículos, que conta com apenas uma unidade em Porto Alegre, é considerado como fundamental para fortalecer o combate ao crime. Outra meta da nova gestão é diminuir o que o delagado chama de "crimes ordinários", como assaltos a ônibus e a pedestres. Para isso, Wondraseck pretende fortalecer os departamentos regionais de polícia, com a chegada dos 700 novos agentes nomeados pelo governo do estado. Eles devem iniciar os treinamentos em abril e entrar em atividade no segundo semestre.
Os grandes crimes continuarão tendo atenção especial e as operações policiais, marca forte da atual gestão, serão mantidas. Segundo Wondraseck, a investigação será a tônica da polícia. "Nossas operações, antes característica da Polícia Federal e Ministério Publico, ganharam força nos últimos anos e assim vai continuar sendo", destaca.
O futuro novo chefe de polícia também informou que uma estratégia deve ser desenvolvida, em parceria com a Brigada Militar e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para garantir a segurança durante a Copa do Mundo.
A posse de Wondraceck ocorre nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro. O atual chefe de polícia, Ranolfo Vieira Júnior, deixa o cargo para se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa