Nos últimos 50 dias, foram registrados oito ataques a ônibus de excursão no Estado. Uma média de um ataque a cada 6 dias neste período. O caso mais recente foi na noite desta sexta-feira (10), entre os municípios de São Valentim e Erval Grande, no norte do Rio Grande do Sul.
Quatro homens armados abordaram um ônibus com 28 passageiros, que tinha saído de Passo Fundo, com destino ao Paraguai. Eles levaram R$ 14 mil em dinheiro, além de objetos pessoais das vítimas. Os bandidos abandonaram um veículo Vectra branco - roubado na Região Serrana - no local do assalto e fugiram em um Audi. Na fuga, houve tiroteio com a Brigada Militar no município de Barão do Cotegipe. Todos os bandidos foram presos e levados ao presídio estadual de Erechim. O dinheiro roubado foi recuperado.
Devido a semelhança com outros assaltos a ônibus na região, o titular da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas (Defrec) de Passo Fundo, Adroaldo Schenkel, acredita que seja a mesma quadrilha.
"A partir da prisão desses elementos na noite desta sexta-feira, na região de Erechim. Nós vamos investigar se há relação entre os casos. Se podem ser os mesmo autores que praticaram alguns fatos semelhantes também a ônibus de excursão, na região de Passo Fundo, também no Norte do Estado, onde tivemos outros três casos semelhantes, entre novembro e dezembro. Um segundo fato que chama a atenção e que pode levar a relação dos casos, é que houve o uso, em Passo Fundo, de um Vectra branco. E na prisão da noite desta sexta-feira, também havia um carro semelhante", explicou.
Este é o quarto assalto a ônibus na Região Norte do Estado. Os outros ataques foram registrados na RS-324 nos municípios de Casca, Passo Fundo e Ronda Alta. Os demais casos aconteceram em rodoviais federais nas cidades de Bagé, Boa Vista das Missões, Arroio dos Ratos e Rio Pardo.