O que são?
As adenoides, ou tonsilas faríngeas, são uma massa de tecido linfoide localizada entre o nariz e a garganta, na região denominada rinofaringe ou cavum. Essa massa também é conhecida como carne esponjosa. Sua principal função é a proteção, principalmente contra vírus e bactérias, por meio de anticorpos.
O que ocorre?
O tecido adenoideano aumentado impede a drenagem das secreções, o que causa a estagnação do muco na cavidade nasal, resultando em infecção crônica. As adenoides são consideradas reservatórios de bactérias, o que pode perpetuar otites e rinossinusites. Sua hipertrofia pode causar sintomas como obstrução nasal, respiração bucal, secreção nasal constante, ronco e distúrbios do sono.
Disfunção
Em resposta às infecções, muitas vezes as adenoides podem aumentar. Isso costuma ocorrer quando a pessoa tem entre três e cinco anos. Também podem ficar cronicamente infectadas e se tornarem reservatórios de germes, produzindo as infecções.
Como se diagnostica?
As tonsilas faríngeas só são visualizadas por meio de endoscopia nasal ou nasofibroscopia, que permite não só o diagnóstico como também a observação no pós-tratamento. O raio X da cavum igualmente pode ajudar no diagnóstico.
E o tratamento?
A infecção das adenoides é geralmente tratada com antibióticos, antialérgicos e lavagem nasal. A adenoidectomia (cirurgia para a retirada das adenoides) pode ser indicada a pacientes com respiração bucal crônica, ronco, apneia do sono, dificuldade de deglutição, deficiência auditiva, otite e rinossinusite recorrentes.
Há como se precaver?
Do nascimento até cerca de nove meses, a criança ainda está protegido pelos anticorpos maternos e pela amamentação. De dois a três anos, fica mais vulnerável às infecções. É por isso que, nesse período, é recomendável aumentar sua proteção em ambientes externos.
Não confunda!
A infecção das adenoides não é o mesmo que desvio de septo. As adenoides ficam atrás da cavidade nasal, na rinofaringe (entre o nariz e a boca), enquanto o septo divide o nariz. Ambas as condições causam obstrução nasal. Isso porque o ar que passa no interior do nariz tem de passar pelas adenoides para chegar ao pulmão. O fluxo aéreo obedece a essa ordem: nariz, rinofaringe, faringe, laringe e, por fim, traqueia e pulmão.