Correção: O casal passou mal e a criança estava desmaiada, e não toda a família como esta reportagem informou das 9h45min às 18h25min de 21 de junho de 2016.
Uma família de três pessoas de Passo Fundo, no Norte do Estado, foi encontrada prestes a desmaiar em um apartamento no centro do município, na noite de segunda-feira. Eles passaram mal após usarem ao mesmo tempo um aquecedor elétrico e um aparelho de ar-condicionado na sala de janelas fechadas.
Adriano Corbani, 39 anos, a esposa, Janaína Rogelin, 38, e a filha Lara Corbani, oito, usavam os dois aquecedores de ambiente para espantar o frio de 4,4ºC que fazia ontem à noite em Passo Fundo, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo Osvaldo Corbani, irmão de Adriano, a família estava na pequena sala de estar, com janelas fechadas, quando começaram a passar mal. A utilização do aquecedor elétrico e do ar-condicionado provocaram a saturação do ar. Por volta das 23h20min, Osvaldo recebeu uma mensagem via WhatsApp do irmão.
– Ele disse que tava acontecendo algo com a família e que a gente tinha de ir lá para salvar. Eu não sabia se era assalto ou outra coisa, porque ele disse que tinha perdido a força nas pernas. Eu liguei para o 190 e, em menos de 10 minutos, cheguei lá – relembra Osvaldo.
Ao chegar no prédio, o familiar enviou uma mensagem para o irmão avisando que havia chegado à portaria. Conforme Osvaldo, Adriano desceu até o térreo e se arrastou pelos três degraus que conduziam à porta do prédio. Ao levantar-se, girou a maçaneta e logo em seguida caiu de barriga para baixo, quando começou a tremer.
Bombeiros, Samu e Polícia Militar subiram até o apartamento, onde encontraram Janaína a ponto de desmaiar e a filha Lara já desacordada. O motivo, conforme acreditam a polícia e os bombeiros, é que o ar ficou saturado pelo uso de uma estufa e ar-condicionado, que estavam ligados com portas e janelas da residência fechados.
– Gracas a Deus não foi nada tão grave porque eles foram socorridos a tempo – descreve o familiar.
Leia também:
Como encarar o frio com saúde
Saiba como se prevenir dos perigos causados por aquecedores e lençóis térmicos
O pai e a filha foram levados ao Hospital São Vicente de Paulo, mas já foram liberados e devem ficar em repouso. A mulher foi encaminhada ao Hospital da Cidade de Passo Fundo, está em observação e deve realizar novos exames. Segundo Osvaldo, ela está bem e se comunica normalmente.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o major Jefferson Ecco, do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, explicou que aquecedores elétricos ou a gás podem causar o problema. Segundo ele, a falta de revisão e de conhecimento prévio sobre o uso desse tipo de equipamento é o principal motivo de problemas como o que viveu a família de Passo Fundo.
– Em casos mais graves, (os problemas causados por aquecedores) podem levar a óbito.
Ouça a entrevista completa:
* Com informações da Rádio Gaúcha