Em fevereiro do último ano, passamos uma temporada memorável pela Flórida. Fomos comemorar uma data especial de aniversário do meu marido, que trocou a festa por uma viagem em família. Alugamos uma casa em Orlando, um apartamento térreo (pé na areia) em Miami Beach e, por fim, elegemos o maior resort à beira-mar da Flórida (The Breakers Palm Beach) para o dia oficial do parabéns. E, como tenho poucas linhas para contar o roteiro, pulo direto ao grand finale inesperado das nossas férias americanas. Um evento de Miami do qual eu nunca tinha ouvido falar: "Kite Day" - espécie de festival da pipa (ou pandorga, como se diz aqui no Sul).
Diante de tantas atrações que Miami oferece à família (Museu da Criança, Jungle Island, Zoo e Miami Seaquarium - só para citar algumas), a gente procurou fazer exatamente o que o aniversariante queria: curtir a praia e comer bem (tá, comer bem era um desejo meu, confesso!). Mas teve um certo dia em que eu bati e bati o pé feito criança para ver de perto o que era o "Kite Day" que as plaquinhas nos postes ao longo da Avenida Collins anunciavam.
Minha insistência nos levou ao Haulover Park (local do evento, entre Sunny Isles e Surfside, ao norte de Miami Beach). Eram quatro horas da tarde e o sol, ainda forte, iluminava o imenso tapete verde do gramado do parque, onde a liberdade para correr solto parecia imensurável. O dia estava limpo e, já de longe, era possível ver o céu tomado pelo colorido das pipas em todos os formatos e tamanhos: de polvos a tubarões, de piratas a borboletas.
Para os sem-pipa como nós, havia um quiosque vendendo lindas pandorgas a partir de 10 dólares, assim, ninguém ficava de fora da brincadeira. E ainda: voluntários ensinando os novatos, palco com show de música, quiosques de comidinhas e muitas famílias fazendo piquenique embaixo das árvores e perto das águas da Baía de Biscayne que cercam parte do parque. Abre parênteses: o inusitado é que próximo à área tão família do Haulover Park está situada a praia de nudismo famosa de Miami Beach, a Haulover Beach. Mas, dont worry, os públicos são bem distintos.
A beleza desse dia era estonteante. Porém, o que roubou a cena e emocionou foi a expressão de felicidade das crianças e, principalmente, dos pais que, incansáveis, ensinavam seus filhos a soltar a pipa. Suados, correndo de um lado para o outro e se atirando na grama, eles eram os mais empolgados com a atividade, voando atrás da velha infância. De repente, olhei para o lado e vi um pai bonitão, bronzeado, de boné e mochila nas costas, rolando na grama com duas crianças. Me joguei em seus braços. Nem parecia que o bonitão estava completando 50 anos. Daria a ele, meu marido, no máximo, 35 anos bem vividos.
*Aos interessados, o "Kite Day 2015" acontece no dia 15/02 , das 12h às 17h, no Haulover Park em Miami Beach (Collins Avenue, 10.800). O evento é gratuito e organizado pela Skyward Kites, que durante o ano mantém um quiosque de venda de pipas no parque, além de instrutores. É uma ideia simples e bacana que poderíamos importar para os Pampas. E aproveitando que o assunto é Miami Beach, em 2015 a cidade completa cem anos e prepara inúmeras atividades para comemorar o centenário. Para quem tiver planos de viajar em família para a Flórida, vale a pena conferir a programação no site miamibeach100.com.