No mês que comemora o primeiro ano do Programa de Cirurgia Robótica , o Hospital de Clínicas de Porto Alegre inaugura um procedimento inédito no Rio Grande do Sul: a cirurgia de vesícula biliar através do uso de um dispositivo chamado Single Site.
_ Nesse caso, ao invés de uma distribuição dos portais cirúrgicos em todo o abdome, como ocorre usualmente, há um posicionamento em um orifício de 2,5 cm no umbigo, o que propicia uma cirurgia basicamente sem cicatrizes ao paciente _, explica o coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do HCPA, professor Leandro Totti Cavazzola.
Em toda a América Latina, apenas o Chile havia realizado o procedimento. No Brasil, a primeiras operações foram realizadas em São Paulo e Rio Grande do Sul, durante o mês de julho.
A cirurgia robótica é um dos destaques da programação da 34ª Semana Científica do Hospital de Clínicas, que recebe entre seus palestrantes o professor da Universidade de Washington (EUA) Richard Satava, especialista no uso de simulação para o ensino médico.
Simulação e realidade virtual estão entre os tópicos a serem abordados pelo professor, que deve destacar ainda os benefícios do ensino simulado no treinamento de futuros médicos - realizado também no HCPA, através do Programa de Cirurgia Robótica.
A conferência com o especialista abre a programação do evento, que inicia na segunda-feira, 1º de setembro, a partir das 8h30, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Ramiro Barcelos, 2.350).
Desde a primeira cirurgia da modalidade, feita no dia 9 de agosto de 2013, o Clínicas já realizou mais de 70 procedimentos nas áreas de Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Ainda neste ano, têm início as operações na especialidade de Cirurgia Coloproctológica.