*Lenice Zarth Carvalho é nutricionista e torce o nariz para alimentos industrializados, gordurosos e cheios de conservantes
Para nós, gaúchos, todo ano é a mesma história. Uma grande parcela da população só pensa em emagrecer e ficar bem. Talvez aqueles que não se preocupam com a saúde. Quem sabe, pensamos na saúde, e o emagrecimento vem como consequência?
Chega da dieta do momento, de passar fome, de só tomar líquidos... Vamos comer, aliás, várias vezes por dia!
No meu entendimento, o ganho de peso se dá por excesso de algumas substâncias (açúcar, sal, gorduras ruins, toxinas alimentares) e falta de outras (vitaminas, minerais, antioxidantes, água). Para fazer o corpo funcionar adequadamente, precisamos fazer circular em nosso corpo vários nutrientes a cada duas ou três horas, assim como evitar os indesejáveis e estimular a sua excreção, quando possível.
Vou exemplificar. De nada adianta ingerir aquele biscoito light com um suco artificial, sem calorias, se esta refeição for refinada, cheia de corantes e produtos químicos, além de não trazer nenhum nutriente que faça seu fígado funcionar melhor, sua tireoide ter os substâncias adequadas para fazer a conversão de hormônios... A longo prazo, isso pode ser péssimo. Coma uma fruta, algumas castanhas, uma porção de chocolate amargo que o resultado será muito melhor...
O que comer? Quanto? Vai depender de cada caso.
Trocar o almoço ou jantar por um lanche? Muitas vezes, só acarreta em perdas nutricionais, e o menor volume de alimento causará uma fome ainda maior...
O excesso de gordura corporal é decorrência de processos inflamatórios, entre outras causas, e acredito que, para reduzir esse processo, precisamos muito mais do que produtos light, diets e poucas calorias. Precisamos da ação anti-inflamatória e antioxidante de muitos alimentos.
Com certeza não é em uma fatia de pão branco light com margarina light e suco light ou café com leite desnatado que vamos encontrar esses nutrientes. Tudo é permitido desde que com boas combinações.
Organize-se para comer bem. Muitas vezes optamos por alimentos inadequados por não organizarmos nossas compras, nossa semana e nossa agenda.
O verão está chegando e você tem tempo suficiente para conseguir ótimos resultados. Basta comer bem, com escolhas saudáveis e nas quantidades adequadas ao seu estilo de vida.
Para ajudá-lo, estou organizando um blog para que possamos trocar receitas saudáveis. Faça parte desse grupo. Envie receitas saudáveis com foto para que outras pessoas também se beneficiem da sua ideia. Devem ser preparadas com temperos naturais, gorduras saudáveis, e quase sem açúcar. Envie para nutrilenice@gmail.com. E para nos acompanhar, acesse o blog.
No Prato
Lenice Zarth Carvalho: Emagrecimento
O verão está chegando e você tem tempo suficiente para conseguir ótimos resultados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: