Muitas situações de nosso cotidiano, como dirigir nos congestionamentos característicos das grandes cidades ou trabalhar muito tempo em pé ou sentado todos os dias, levam ao estresse psicológico e mal-estar. Isso se reflete no corpo em forma de tensões musculares, principalmente na região do pescoço, pernas, costas e face.
Por esses motivos, adotar a mesma postura durante um período prolongado pode gerar consequências negativas para a saúde de todos.
Segundo a professora do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Cláudia Lana, a postura sistemática - sem a alteração da posição corporal por muito tempo - leva a inúmeras complicações que se agravam com o passar do tempo. Entre as queixas mais comuns estão perda da capacidade de atenção, concentração e reflexo; perda gradual da memória; sensação de fadiga; enxaqueca; envelhecimento precoce da pele; sonolência e dor nas costas.
Para minimizar tais prejuízos, é importante que a cada 50 minutos a postura seja alterada. Ou seja, se o indivíduo está há 50 minutos sentado, deve se levantar por 15 minutos, e vice-versa. Caso não seja possível realizar exercícios de alongamento, como no caso de viagens ou um dia atribulado no trabalho, mexer os pés para frente e para trás e em movimentos circulares já ajuda bastante.
- É uma atitude simples, mas eficiente para ativar a circulação sanguínea, diminuindo a fadiga e as dores - ressalta Lana.
Ela complementa, ainda, que praticar exercícios físicos regularmente é uma importante estratégia.
- O corpo, como uma máquina, precisa de ajustes e manutenção diária - finaliza.
Postura!
Cuidados com a postura podem evitar problemas de saúde
Especialista oferece dicas simples para enfrentar o cotidiano sem gerar consequências negativas
GZH faz parte do The Trust Project