Recentemente, o co-fundador do Twitter, Christopher Isaac "Biz" Stone enviou uma mensagem para aqueles que ficam navegando pela sua rede social por horas a fio: "Isto não é saudável", diz ele. De acordo com Stone, além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente da tela do computador, sem contato real com as pessoas que nos cercam, os nossos olhos também podem ser prejudicados.
No entanto, alguns especialistas lembram que a tela do computador pode não ser o que realmente está causando o dano. O oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), explica que embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os usuários de computador, muitas vezes, se queixam de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focalizar.
- Esses sintomas não são causados pela tela do computador em si, mas pelas condições que cercam a tela do computador - explica o médico.
Centurion chama atenção para a iluminação inapropriada do ambiente onde o computador está localizado, para a colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo para a escolha inapropriada dos móveis onde está colocado o computador.
- Nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo. Quando ficam fatigados, os olhos ficam desconfortáveis, podem surgir dores e a visão pode começar a ficar borrada - alerta o oftalmologista Eduardo de Lucca, do mesmo instituto.
Os especialistas aconselham que, se for inevitável trabalhar na frente do computador durante grande parte do dia, deve-se olhar para o horizonte a cada 20 minutos. O tamanho da tela também é importante.
- Telas de LCD tendem a causar menos fadiga ocular do que as telas mais antigas e ajustar o tamanho do texto também pode ajudar - aconselha Lucca.