A Farmácia Distrital Navegantes retoma o atendimento nesta terça-feira (20), a partir das 13h, na avenida Presidente Franklin Roosevelt, na zona norte de Porto Alegre. O local volta a ser utilizado após ficar mais de 100 dias fechado para reformas em razão dos prejuízos causados pela enchente de maio.
A partir de quarta-feira (21), o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Antes da inundação, o espaço seguia até 22h, no entanto, como ainda está em processo de adaptação, permanecerá com um período reduzido. Durante o trabalho de reorganização, a população passou a ser recebida provisoriamente no CTG Vaqueanos da Tradição, também na Zona Norte da Capital.
De acordo com a diretora da Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre, Vânia Frantz, a farmácia atendia cerca de 7 mil pessoas por mês antes da enchente, mantendo de 50 a 60% deste público no lugar temporário. A farmácia costumava entregar uma média de 18 mil medicações mensalmente.
— É um momento de muita alegria, poder estar dentro de um espaço adequado, porque, naturalmente, estávamos de uma forma improvisada lá no CTG, com menos capacidade de atendimento, com barulho, com uma situação que não era das melhores, embora tenha sido extremamente importante ter mantido esse espaço por mais de 60 dias — comemora a diretora.
A farmácia recebeu pintura, reparos na rede elétrica e reconstrução de toda a estrutura de madeira. Os quatro guichês foram refeitos e foram adquiridos computadores, câmaras frias e scanners utilizados para digitalizar receitas.
— Não tivemos a perda exclusiva dessa farmácia, tivemos também da farmácia distrital do Santa Marta (unidade de saúde), e do nosso estoque de medicamentos que também fica no Humaitá, então somando todos os estoques que perdemos e toda a logística necessária para retomar, nós passamos de R$ 8 milhões só na parte do medicamento — estima Vânia, com relação ao prejuízo causado pela água.
Outro serviço que ainda está afetado no mesmo prédio é o da Unidade de Saúde Navegantes, que segue em obras. Até o momento, o atendimento ao público ocorre em tendas provisórias montadas no pátio central. Segundo a diretora, a previsão de reabertura é outubro deste ano, mesma data estimada para o posto de saúde Santa Marta, que fica no centro de Porto Alegre.