Pouco mais de uma semana após ser diagnosticada com dengue, uma jovem natural de Mato Grosso do Sul perdeu 97% da visão no olho esquerdo e 80% no direito. A sequela que acometeu Isabella Kemp é “extremamente rara”, de acordo com especialistas. Matéria publicada pelo Terra destaca que a estudante já recuperou 80% da visão.
Nas redes sociais, Isabella relatou que procurou atendimento médico no domingo, 11 de fevereiro, um dia após sentir os primeiros sintomas relacionados à dengue, como dores musculares, na cabeça e articulações. Na sexta-feira seguinte, já diagnosticada com a doença, ela notou os primeiros problemas de visão, como embaçamento, seguido de coceira nas mãos e pés.
A jovem voltou a buscar atendimento, em São Paulo, e descobriu que havia apenas 3% de visão no olho esquerdo e 20% no direito. Ao Terra, a oftalmologista do Hospital de Olhos de Brasília Juliana Lasneaux destacou que pacientes com dengue podem ter a visão comprometida de maneira permanente devido a queda das plaquetas – responsáveis pela coagulação do sangue.
— Como na dengue pode haver queda das plaquetas, em casos graves, pode haver hemorragia dentro do olho. Isso pode levar a perda temporária ou até mesmo permanente da visão — alertou, ressaltando que os pacientes podem apresentar incômodo atrás dos olhos quando expostos à claridade.
Dicas
- Manter quintais limpos e organizados, evitando acúmulo de lixo e pequenos recipientes com possibilidade de reter a água.
- Não utilizar pequenos pratos ou bandejas nos vasos de plantas.
- Manter caixas de água ou outros tipos de reservatórios tampados ou telados.
- Evitar a utilização de pequenas piscinas de crianças sem proteção de telas.
- Manter limpos e protegidos os potes de água dos animais de estimação.
- Ficar atento ao acúmulo de água em ralos e calhas, mantendo manutenção e limpeza rotineiras desses locais.
- Verificar se próximo da residência existem locais e terrenos abandonados com materiais que tenham a possibilidade de acumular água (pneus velhos, potes plásticos, latas e outros) e informar as autoridades.