Woodrow Bundy, dois anos, morreu na madrugada de quarta-feira (19) devido a uma infecção provocada por uma ameba comemora de cérebro. O menino contraiu o patógeno ao nadar em um rio da comunidade Ash Springs, em Nevada, nos Estados Unidos. As informações são do New York Post.
A Naegleria fowleri tem uma taxa de mortalidade de 97%. Segundo publicações da família de Bundy, ele havia apresentado sintomas gripais nos dias seguintes ao ter entrado no rio e acabou falecendo cerca de uma semana depois da infecção.
A mãe do pequeno confirmou que ele faleceu durante a noite: “Woodrow Turner Bundy voltou vitorioso para nosso pai no céu às 2h56min. Ele é meu herói e serei eternamente grata a Deus por me dar o melhor menino do mundo, e sou grata por saber que um dia terei esse menino no céu.”, escreveu.
No verão de 2022 norte-americano, a ameba comedora de cérebro foi motivo de medidas preventivas nos lagos e rios de regiões do país. O Parque Estadual Lake of Three Fires, em Iowa, por exemplo, foi fechado para os turistas em 2022, após um homem ser infectado e vir a falecer. Um parque aquático no Texas também foi interditado, após uma criança falecer em decorrência da doença.
A doença fica hospedada em águas doces. Os pacientes podem apresentar dor de cabeça, febre, vômito, convulsões, alucinações e até coma. A doença avança rapidamente e leva à morte em poucos dias. A infecção destrói o tecido cerebral.