Sem enfrentar filas ou deslocamento, consultar um médico ficou mais fácil para os moradores de Esteio. Desde o dia 10 de agosto, a população da cidade da Região Metropolitana tem um novo canal para buscar atendimento à saúde. Trata-se de um pronto-atendimento virtual com funcionamento 24 horas, que opera como um posto de saúde online. Conforme a prefeitura, Esteio é o primeiro município do Rio Grande do Sul a oferecer esta modalidade de serviço digital 24 horas, sete dias por semana, de forma gratuita. O trabalho é prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação.
O novo serviço, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem a proposta de diminuir o fluxo de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que o trabalho presencial dos profissionais possa ser focado em outras necessidades.
— É uma maneira de ofertar mais uma porta de entrada para nossos usuários e fortalecer a atenção primária, que é o cuidado com a gestante, com as crianças, com pacientes de doenças crônicas, ações de prevenção e promoção da saúde, ações de saúde nas escolas. Com o PA virtual, conseguimos dividir esses atendimentos e dividir também as demandas por gravidade leve a moderada, ficando para a unidade de saúde questões que necessitam do atendimento presencial. Conseguimos garantir a oferta de agenda para esses acompanhamentos — explica a titular interina da SMS, Flavia Viecelli.
De acordo com dados da prefeitura, entre os meses de agosto e setembro, foram realizadas 4.332 consultas virtuais. O tempo médio de atendimento por ligação foi de sete minutos e 13 segundos. Em momentos de maior fluxo de chamadas, a espera na fila ficou, em média, em um minuto e 37 segundos.
Como funciona
O morador de Esteio que sentir dor de garganta, mal-estar, sintomas suspeitos de qualquer doença, por exemplo, pode telefonar para o 0800-941-5458.
O atendimento será feito pelo técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central, que repassa a ligação para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, em que consta o histórico da saúde e é possível verificar se está cadastrado em alguma UBS de Esteio — condição básica para poder utilizar o serviço.
Depois disso, o profissional de enfermagem fará a triagem e o paciente poderá informar o que sente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.
Depois da triagem, se necessário, será agendada uma consulta por videochamada com o médico. O paciente precisa ter internet para fazer a consulta. Apesar de ser agendada, a consulta ocorre no mesmo dia, minutos após a triagem.
Para ser atendido pelo pronto-atendimento virtual, o paciente receberá um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, por meio de vídeo. A videochamada pode ser atendida pelo computador ou pelo smartphone.
Caso o paciente não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), no qual consta o prontuário do paciente. Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.
Experiência nova para os pacientes
Moradora de Esteio, a autônoma Fabiana São João Pires, 43 anos, usou o serviço em um dos primeiros dias de funcionamento.
— Liguei porque precisava de receitas de remédios. Tinha passado no posto e deu casualidade de ser o mesmo dia de estarem começando. Só não consegui fazer a chamada de vídeo, o link não entrou na hora. Mas fui atendida por chamada de voz.
Após a triagem, não esperou muito tempo até falar com a médica.
— Tanto a enfermeira quanto a doutora foram bem atenciosas. Enquanto a gente recebe o link, a enfermeira fica na linha pegando informações. Eu voltaria a usar para mim, mas em algumas situações, como consulta para a pediatria, ainda prefiro o médico ao vivo.
Fabiana também não teve problemas na farmácia, pois um código torna autêntico o pedido encaminhado pelo médico.
O empresário Rafael Haas, 34 anos, também utilizou o novo serviço:
— Estava com muita dor de garganta. Vi no Instagram da prefeitura (o serviço) e acabei recorrendo a esse atendimento. Foi rápido, simples. Uma médica me atendeu, eu disse o que estava sentido, os sintomas, e ela já soube o que era.
Retorno
Após 24 horas do atendimento, um profissional da enfermagem ou médico contata o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar sobre novos atendimentos, caso a queixa persista.
Cadastro na UBS de referência
Para utilizar o serviço, o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma UBS. Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o pronto-atendimento virtual.
Depois disso, para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.
Se for constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rapidamente possível.
Saiba mais
- Quem pode ligar: moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do município
- Como acessar: pelo número 0800-941-5458
- Quando: durante 24 horas por dia, sete dias por semana
- Casos em que o serviço pode ser acessado: quando não houver emergência no atendimento, com risco de morte para o paciente, como, por exemplo, quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. Pode ser utilizado também para pedido de renovação de receita, desde que tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses