Seguindo a tradição, o Parque Harmonia já registra grande movimento desde a manhã desta terça-feira, 20 de Setembro, último dia do Acampamento Farroupilha. O céu azul com poucas nuvens ajuda a chamar mais visitantes para o parque. Mas, neste ano, uma particularidade chama a atenção e atrai parte dos frequentadores: a vacinação contra a covid-19.
O local é o único ponto de imunização disponibilizado pela prefeitura neste feriado. Um ônibus colorido, posicionado ao lado do palco principal, em frente ao Piquete dos 250 anos de Porto Alegre, armazena as doses. Profissionais de saúde circulam pelo parque e convidam crianças e adultos a se vacinarem.
Além das doses da covid-19, a imunização contra a gripe e contra a poliomielite também está disponível (confira o serviço abaixo).
O serviço começou às 9h e segue até as 16h. A primeira hora foi de movimento baixo, mas, por volta das 10h30min, a busca de visitantes por vacina começou a se intensificar — em alguns momentos, chegaram a se formar algumas filas de poucos minutos em frente ao ônibus da vacinação.
É normal ver prendas e peões, pilchados, no ponto de vacinação. É o caso da auxiliar de limpeza Eliane Flores, 53 anos, que buscou a quarta dose da vacina contra a covid-19. Com blusa estampada de flores, saia de prenda e cuia de chimarrão na mão, ela ingressou no ônibus da imunização:
— Eu estou trabalhando em um piquete, vindo todos os dias no acampamento. Daí vi que tinha vacina e decidi vir. Não tinha tomado a quarta dose ainda. Na correria, nunca dá tempo, daí como deu para tomar eu vim.
A técnica em saúde bucal Glaucy Silva de Lima, 39, também tomou a quarta dose. E seguindo a tradição da data, estava de vestido de prenda. Ela está acampada desde o primeiro dia do Acampamento Farroupilha. Para ela, a mobilização no Parque Harmonia facilitou a logística.
— Eu não tenho conseguido ir. Tem vários postos perto de casa, mas tenho duas filhas, sempre tem uma coisa ou outra. Aí como fiquei sabendo que estavam vacinando aqui no parque, facilitou. Facilitou muito, e acho que vai ser assim para muita gente.
Além dos apreciadores da tradição, há também quem tenha entrado no parque apenas para se vacinar. É o caso do casal Leonardo Wolff, 26, e Janaína Brandolt dos Santos, 27. Veganos, eles disseram não aproveitar o Acampamento Farroupilha — mas vieram ao local após a ampliação do público apto a receber a quarta dose contra a covid-19.
— Como somos veganos, não é o tipo de evento que costumamos vir. Mas como liberou a idade, decidimos aproveitar o feriado e viemos — conta Leonardo, que trabalha com fotografia e estuda Ciências Sociais.
Até o fim do dia, a expectativa da GAM3 Parks é de que entre 110 mil e 130 mil pessoas visitem o Parque Harmonia para o último dia do Acampamento Farroupilha.
Vacinas disponíveis
A primeira dose contra covid-19 está disponível para crianças de cinco a 11 anos. A segunda dose de Coronavac e de Pfizer é oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente.
Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação.
Para adolescentes e adultos, a primeira dose é oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Também estão disponíveis a segunda, terceira e quarta dose — neste último caso, para pessoas a partir dos 26 anos vacinadas há pelo menos quatro meses ou para pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.
A vacina contra a gripe também está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. As doses contra a poliomielite são aplicadas em crianças menores de cinco anos.